Deva Layo Al-N-Dara  |  Autora, Condutora de Percepções & Semente Estelar  |  Mentorias, Jornadas & Palestras

Psicologia Lilithiana

Guiança Estelar

Divulgação Asgardiana

Autora de O CHAMADO DE LILITH, de O VAMPIRO NO DIVà &  de YONI EGG a Pedra Filosofal da Consciência Feminina

O Beijo de uma Rosa – I Parte

Interessante é observar os movimentos da psique e os sinais que ela nos envia, em especial através dos sonhos e das "trilhas sonoras" que eles nos trazem.

 

MÚSICA EM FOCO

Sonhos em análise em "Kiss from a Rose", de Seal

— Originalmente escrito em 15 de outubro de 2016 —

Em resposta a algumas perguntas elaboradas pelas leitoras e amigas, neste post eu gostaria de considerar algumas idéias e possibilidades, como respostas de saídas para o feminino, partindo de uma instância interna da mulher: o animus.

Este animus (figuras masculinas) que se apresenta nos sonhos femininos, tem muito a dizer para a mulher que o sonha. Quando uma mulher sonha com figuras masculinas, meninos (animus infantil), jovens (animus puer, irresponsável ou sedutor embusteiro), adulto (animus maduro, podendo ser uma imagem representativa do animus sagrado) e velho (o velho sábio ou o senex, o rabujento, o interditador, a figura de autoridade), significa que a mulher está se comunicando com essa instância interna, que se projeta fora de seus sonhos, constelando-se em sua vida através das figuras masculinas que os homens representam para o feminino, em geral.

Este animus pode se constelar sob a forma do filho, de um homem, de um membro masculino da família como um irmão, um chefe, mas em geral, o primeiro contato com o animus que a mulher tem é com a imago paterna.

Geralmente os sonhos trabalham em sincronia com um determinado grupo, podem se sincronizar em pessoas que trabalham na mesma empresa, no grupo familiar ou em qualquer outra forma de grupo social. Isso significa que os sonhos são o resultado de uma mensagem que a psique coletiva está engendrando para determinado grupo, sendo que além dos ajustes coletivos, o sonho individual de cada membro será reflexo dos ajustes individuais que um membro em particular sonhou, uma vez que os sonhos são um função reguladora da psique humana.

Logo, temos circunstâncias, no caso da mulher, em que o animus pode se apresentar para um grupo feminino a fim de comunicar algum símbolo, que será traduzido por esse grupo e por cada mulher em particular: como uma necessidade de tomar estes aspectos em si mesma, uma missão heroica feminina para se harmonizar com os aspectos apresentados por esse animus em seu sonho. E cada sonho em particular, irá comunicar também à outras, aspectos que elas não perceberam ou que não lhes foram apresentados em seus sonhos pessoais.

Neste post eu compartilho uma resposta de um animus considerador que deseja se comunicar com sua anima, ele deseja lhe enviar uma mensagem, lhe dizer algo muito importante: ele existe. E está ativo, procurando por ela dentro dela. Essa resposta me chegou através de uma sequência de sonhos interligados, como se um fosse a continuação do capítulo anterior, porém aqui, compartilho apenas esta resposta, para tornar fácil nossa comparação quando abordamos a questão da diferenciação feminina do animus atávico (o desconsiderador, o infantil, o sedutor embusteiro, o "Barba Azul" ou o "Puer"), muito presente no feminino atual, que nasceu e vive em uma sociedade patriarcal com alguns parâmetros matrifocais.

O BEIJO DE UMA ROSA

Acredito que todos conheçam aquele momento em que, dentro do próprio sonho, ou quando estamos prestes a acordar definitivamente, ou mesmo quando estamos entre a vigília e o sono, vem aquela música em especial, às vezes são músicas que nunca ouvimos, outras, músicas conhecidas que a psique empresta para nos alertar a respeito de algum símbolo, sendo este alerta uma  conversa e não necessariamente um perigo. Às vezes ele pode ser a resposta a um perigo que pede para ter uma crença ressignificada em nossa psique, para que possamos nos diferenciar de determinado dilema e incômodos que vivemos diariamente.

Neste caso, em especial, vejo esta "trilha sonora onírica" que me chegou como uma resposta, "Kiss from a Rose" de Seal, veio como uma saída para que o feminino preste mais atenção a este animus que deseja ser considerado, visto, acolhido e "salvo", destacado de seu próprio lado sombrio, como também da própria sombra feminina, do feminino atávico.

Este animus que aqui é apresentado, se sente diferente. Em seu discurso, ele não é apenas sombra, mas também pode oferecer a luz. Ele vive o mito do renascimento, elaborando suas cinzas para o renascer diferenciado, como uma Fênix. Ele é a Fênix renascida, gestado dentro da anima, e com isso, ele convoca a mulher para que não tenha medo de renascer como outra dentro de si mesma, pois sabe que ela já começou a desabrochar e só precisa de seu sinal para percebê-lo e aceitar eu chamado para sair de sua torre. A torre simboliza um mecanismo de defesa feminino que está prestes a ruir.

Ele também lhe revela alguns segredos masculinos compartilhando aquilo o que pensa. Ele tem dúvidas sobre se esse amor poderia continuar existindo se ele caísse pelo caminho. Ele ensina que o amor não exclui a angústia, mas que pode ser vivido a dois, sem o desespero que o tem acompanhado em sua solidão, que nada mais é do que o reflexo da solidão da própria anima de si mesma. A proposta dele é se diferenciar da solidão a dois: ele não deseja mais isso, como um sinal psíquico de que a própria mulher está mudando de sintonia. Ele chega mesmo a questionar se essa nova sensação que traz a descoberta do amor, se essa renovação que o acompanha, é realmente saudável para ambos, mas não se importa muito com isso desde seu apelo seja experimentado. Ele está erotizado pela anima.

Ele recebe o beijo dessa anima sob a forma de uma rosa e finalmente se levanta de sua sepultura. Ele também sabe que essa rosa tem seus espinhos, mas não a teme. Ele só deseja ser considerado, muito mais, deseja ser integrado.

Ele já está maduro, pronto para ser vivido como símbolo. Isso se assemelha, em parte, ao  mito do vampiro, e tendo em vista que, os vampiros da atualidade são diferentes em cada conto fantástico hoje escrito e ressignificado, e que os criados por Meyer são "vegetarianos", mal têm presas e andam à luz do dia, esse símbolo oculto na música, representaria a evolução de um animus anteriormente atávico que atualmente renasce em seus aspectos humanos.

É interessante ainda notar que, o vídeo escolhido para esta análise, mostra o cantor Seal, como símbolo de um animus que se diferencia deste aspecto do inconsciente: mostra que o lado obscuro do feminino está repleto de ouro e luz. Esse animus que nos traz Seal como símbolo, um "feio", um homem com marcas ou cicatrizes no rosto, diferenciado em sua beleza, recebe a rosa de uma menina em fase de crescimento, e ele aceita essa rosa da puella. Ele sabe que ela irá crescer. Esse é um animus que sabe o que quer.

Traz ainda, como mostra a música inteira, a rosa como símbolo do feminino, tanto sagrado quanto sexual, revelando que a anima já tem nível de permissão para acessar o feminino e tomar a sua rosa, assumindo seus espinhos e encontrando tanto nos espinhos quanto na flor, não só sua beleza, mas também sua defesa, plenitude e poder. Esse masculino lhe dá poder.

Um outro símbolo interessante que chama a atenção é a neve. Símbolo de brancura, e por isso, também pureza, a neve é o conjunto de cristais de gelo que cobre a superfície de tudo no período do inverno, e o inverno representa a morte temporária dos aspectos naturais que devem ser renovados. O cristal de gelo é a precipitação de uma forma cristalina de água congelada. É uma elaboração da Solutio psíquica. O cristal de gelo possui uma forma hexagonal, muito presente na Geometria Sagrada da Água. Pode representar emoções congeladas que estão prestes a descongelar dentro da psique feminina, pois esse animus evoca a libido. O fato deste animus enxergar melhor a luz de sua anima quando neva, significa que ele tem seus olhos renovados pela força de purificação do símbolo que a neve representa, e que ele também pode se comunicar com a anima tanto na vida quanto na morte, amparando-a no sentido renovatório de si mesma: sendo a morte o período que mais torna perceptível a renovação e o preparo para o renascimento de sua anima. Esta mulher está se preparando para vir ao mundo e deixar de ser puella, a fim de se tornar a parceira deste animus na Conunctio, o Casamento Sagrado com o animus que ocorre no processo alquímico internode toda mulher, e somente dentro dela essa alquimia pode ter começado. Então, o "agora que sua rosa está desabrochando uma luz atinge a escuridão da sepultura" é uma possibilidade real, pois em outras palavras isso significa "agora que você está desabrochando, eu posso renascer também".

Existem outros símbolos presentes na música, assim como as duplas mensagens que ela pode nos trazer, porém gostaria que estes outros símbolos fossem analisados pelas próprias leitoras, caso se sintam atraídas ou tenham escutado o chamado de Seal para algumas de nós, pois eles se tornam extremamente pessoais em cada uma. As duplas mensagens são comentadas no final da tradução da música.

Kiss From A Rose (by Seal) Beijo De Uma Rosa

There used to be a greying tower alone on the sea. Costumava a ser uma torre acinzentada sozinha no mar

You became the light on the dark side of me. Você se tornou a luz no meu lado obscuro

Love remained a drug that's the high and not the pill. O amor continua sendo a droga que "dá uma onda" sem a pílula

But did you know, Mas você sabia,

That when it snows, que quando neva,

My eyes become large and meus olhos se tornam maiores e

The light that you shine can be seen. a luz que você emite pode ser vista?

*****

Baby, I compare you to a kiss from a rose on the grey. Meu amor, eu comparo você ao beijo de uma rosa nas cinzas

Ooh, The more I get of you, Nossa, quanto mais eu recebo de você,

Stranger it feels, yeah. mais estranha é a sensação, é sim

And now that your rose is in bloom. E agora que a sua rosa está desabrochando

A light hits the gloom on the grey. Uma luz atinge a escuridão das cinzas.

*****

There is so much a man can tell you, Existe tanta coisa que um homem pode contar a você,

So much he can say. tanto que ele pode dizer

You remain, Você permanece,

My power, my pleasure, my pain! baby meu poder, meu prazer, minha dor! Querida...

To me you're like a growing addiction that I can't deny. para mim você é como um vício crescente que eu não posso negar

Won't you tell me is that healthy, baby? Me diz, isso é saudável, querida?

But did you know, Mas você sabia

That when it snows, que quando neva

My eyes become large and the light that you shine can be seen. meus olhos se tornam maiores, e a luz que você emite pode ser vista?

*****

Baby, I compare you to a kiss from a rose on the grey. Querida, eu comparo você ao beijo de uma rosa no cinza

Ooh, the more I get of you Ooh, quanto mais eu tenho você

Stranger it feels, yeah mais estranho parece, yeah

Now that your rose is in bloom, E agora que a sua rosa está desabrochando

A light hits the gloom on the grave. Uma luz atinge a escuridão da sepultura.

*****

I've been kissed by a rose on the grave, Eu fui beijado por uma rosa na sepultura

I've been kissed by a rose (on the grave) Eu fui beijado por uma rosa (na sepultura)

I've been kissed by a rose on the grave, Eu fui beijado por uma rosa na sepultura

... And if I should fall along the way... ... E se eu cair ao longo do caminho? (tudo isso irá embora?)

I've been kissed by a rose Eu fui beijado por uma rosa

... Been kissed by a rose on the grave. ... Beijado por uma rosa na sepultura

*****

Baby, I compare you to a kiss from a rose on the grave. Eu fui beijado por uma rosa na sepultura

Ooh, the more I get of you Ooh, Quanto mais eu recebo de você

Stranger it feels, yeah Mais estranha é a sensação, é sim

Now that your rose is in bloom, Agora que sua rosa está desabrochando

A light hits the gloom on the grave. Uma luz atinge a escuridão da sepultura

Yes I compare you to a kiss from a rose on the grave Sim, eu comparo você ao beijo de uma rosa na sepultura...

Ooh, the more I get of you Ooh, Quanto mais eu recebo de você

Stranger it feels, yeah Mais estranha é a sensação, é sim

And now that your rose is in bloom E agora que sua rosa está desabrochando

A light hits the gloom on the grave Uma luz atinge a escuridão da sepultura

Now that your rose is in bloom, Agora que sua rosa está desabrochando

A light hits the gloom on the grave. Uma luz atinge a escuridão da sepultura.

Continua...


Conheça Meu Trabalho com a Análise Integrativa


Conheça também os meus livros

Este slideshow necessita de JavaScript.

One thought on “O Beijo de uma Rosa – I Parte

Deixe um Comentário

Scroll to Top